Minicursos




A inscrição para os minicursos pode ser feita aqui. Você pode se matricular em quantos minicursos desejar utilizando um mesmo formulário. Clique aqui para ver os horários dos minicursos.


1. Introdução ao Movimento Browniano

Ministrante: Carla Mariana da Silva Pinheiro

Resumo: Esse minicurso visa apresentar uma construção do movimento browniano (MB) a partir de um sistema estocástico bem intuitivo, a saber, o passeio aleatório, e explorar algumas propriedades importantes como continuidade e não-diferenciabilidade. Feito isso, partindo da visão lúdica do passeio aleatório como o andar de um bêbado, será apresentada a resposta formal à questão “o bêbado volta para casa?” em espaços de diferentes dimensões, o que corresponde às propriedades de transiência e recorrência. Por fim, serão abordadas algumas conexões do movimento browniano com a minha área de pesquisa em matrizes aleatórias.

Programa


2. Um zerésimo curso de formas modulares

Ministrante: Eduardo Rocha Walchek

Resumo: Propomos uma introdução à teoria das formas modulares passando por alguns de seus aspectos mais notáveis: as muitas simetrias que possuem, sua relativa raridade, a "rigidez" dos coeficientes de suas expansões em séries de potências, sua inesperada conexão com as curvas elípticas e a tendência de aparecerem em famílias.

Programa


3. Introdução à Análise Harmônica em Espaços Homogêneos do tipo Compacto

Ministrante: Pedro Antonio Soares de Alcântara

Resumo: Divide-se em três partes. A primeira trata de grupos de Lie compactos, especialmente suas representações; a segunda, da redução de espaços homogêneos a coclasses de grupos; por fim, a terceira parte trata da decomposição de espaços de funções módulo-quadrado-integráveis de espaços homogêneos por grupos de Lie compactos, o que produz algo análogo à série de Fourier para esses espaços.

Programa


4. Panorama de Equações Diferenciais Parciais para ciências exatas

Ministrante: Eugênio Massa

Resumo: O objetivo deste curso é oferecer uma visão geral de Equações Diferenciais Parciais que possa ser útil e interessante tanto para alunos da matemática quanto para os de outros cursos de exatas (física, engenharia, ...).

Programa

5. Introdução à Agronomia com Python e dados

Ministrante: Lucas Mielke

Resumo: Proporcionar aos participantes uma visão geral sobre agricultura mundial e do Brasil ao mesmo tempo em que é feita introdução à programação em Python e análises de dados. Os estudantes irão explorar dados públicos sobre agricultura utilizando Python no ambiente do Google Colab ao mesmo tempo em que serão conduzidos debates sobre agricultura, dados, carreira em engenharia agronômica, carreira ciência da computação. Também haverá conversa com profissionais convidados (Engenheiro Agrônomo e Cientista da Computação) e desafios simples sobre programação. Não há necessidade de conhecimento prévio em Agricultura, Python ou Google Colab e os códigos estarão previamente completos para acompanhamento de todos os participantes.

Espera-se contribuir especialmente com a escolha do curso superior dos alunos pré-vestibulandos ao apresentar a carreira em Engenharia Agronômica e em Ciência da Computação (ambas oferecidas pela USP). Os demais participantes (não pré-vestibulandos) também serão beneficiados ao aprender sobre Agronomia e exploração de dados com Python.

Programa

6. Excursão à Teoria dos Códigos

Ministrante: Gabriel Eurípedes de Jesus Farias

Resumo: O objetivo desta viagem é apresentar a inspiradora relação entre a teoria dos códigos corretores de erros e alguns tópicos da matemática. No percurso, utilizaremos espaços vetoriais, anéis de polinômios e corpos finitos para construirmos alguns códigos.

Programa

7. Introduction to Lie algebras

Ministrante: Uira Almeida

Resumo: This minicourse aims to give a gentle introduction to the structure theory of Lie algebra with a focus on the structure of Semisimple Lie algebras. We present Lie's and Engel's theorems on Solvable and Nilpotent Lie algebras before working toward Cartan's classification theorem. The main requisite for this course is Linear Algebra, but a passing familiarity with other algebraic structures can help (groups and fields), thus the target public are math undergraduates going to their third year, but second years may also be able to keep up most of the time. More advanced students who never had contact with the subject may also have some interest in this course.

Programa


8. O que é Geometria?

Ministrante: Hugo Cattarucci Botós

Resumo: Esse curso se propõe a apresentar de jeito elementar ideias de geometria moderna. Os tópicos centrais que estudaremos são: o terceiro problema de Hilbert, os problemas de bolhas de sabão, a visão de Klein da geometria e ladrilhamentos.

Além disso, o objetivo do curso certamente não é fazer contas (até porque para isso que servem computadores), mas sim entender conceitualmente algumas ideias que permeiam a matemática atual. Em especial, a de simetria, que é fundamental para entender qualquer coisa em matemática e física: da teoria dos números mais refinada à física de partículas.

Também trataremos da famosa geometria hiperbólica, onde as ideias de simetria entram de jeito interessante, misturando números complexos à geometria dos círculos. A descoberta de tal geometria em meados do século XIX foi uma grande quebra de paradigma, pois permitiu aos matemáticos considerarem geometrias mais selvagens, muito além da Euclidiana. Se não fosse o abandono da visão Euclidiana do mundo, dificilmente existiria a matemática necessária ao entendimento de relatividade geral e mecânica quântica. Além disso, geometria hiperbólica tem o hábito de aparecer em tudo que é canto, sendo interessante por si só.

Programa

9. Homotopia e Aplicações

Ministrante: Cesar Augusto Ipanaque Zapata

Resumo: Teoria de homotopia é uma das ramas da matemática que surge com a noção de grupos de homotopia introduzidos por Witold Hurewicz em 1935. Desde então, teoria de homotopia tem um rol importante no campo da Topologia Algébrica. A homotopia é usada em pesquisas recentes como  ferramenta para resolver problemas que surgem em muitas aplicações científicas e industriais. Por exemplo, na Robótica, economia e análise não linear entre outros. Esse minicurso visa apresentar uma introdução aos métodos da Teoria de homotopia os quais são usados para estudar a complexidade topológica que surge na robótica, o problema de escolha social na economia e a categoria de uma aplicação que aparece em análise não linear.

Programa

10. Introdução à geometria simplética

Ministrante: Murilo do Nascimento Luiz

Resumo: O presente curso tem como objetivo ser uma introdução à geometria simplética e à dinâmica hamiltoniana. Os teoremas principais apresentados serão o teorema de Darboux-Weinstein, que mostra que o único invariante local para variedades simpléticas é a dimensão, e o teorema de Noether, que relaciona simetrias a grandezas conservadas.

Os pré-requisitos são álgebra linear e cálculo. Será dada uma introdução às ferramentas de variedades suaves necessárias, entretanto, o conhecimento prévio sobre variedades, mesmo que superficial, é bem-vindo.

Programa

11. Introdução às curvas NURBS 

Ministrante: Amanda Carrijo Viana Figur e Rosalía Taboada Leiva

Resumo: Você já usou algum programa de editar e criar imagens e se deparou com o termo "imagens vetoriais''? Você já estudou um pouco de estatística e ao fazer uma regressão linear já se perguntou se não haveria uma curva melhor que uma reta pra encaixar naqueles pontos? Você é um matemático que já se perguntou como representam curvas num computador? Existe uma teoria que baseia uma parte das possíveis respostas pra essas perguntas: as curvas NURBS (acrônimo de "Non Uniform Rational B-Splines"). Elas foram desenvolvidas e utilizadas na indústria desde 1950 até hoje. Este minicurso pretende apresentar (com muitas figuras!) uma introdução à matemática por trás dessas curvas polinomiais por partes, com definições e algumas propriedades. A intenção é a de facilitar o entendimento de futuras questões, teorias e implementações mais avançadas sobre elas. Para este curso é bom estar familiarizado com a parte de curvas parametrizadas de Cálculo II e com Álgebra Linear. É também interessante estar familiarizado com alguma linguagem de programação. Se você não se sentir confortável com esses conteúdos, ainda fica o convite pra introdução da aula 1. Nos vemos lá! 

Programa